Como faço aquele fundo escuro nas fotos estéticas de anteriores superiores?

É fácil. Já existe para comprar um fundo/ contraste preto ou chamado também de Contraste. O valor varia de 50,00 à 70,00 nas dentais, sugiro da marca Indusbello o nº 7, devido ao formato.

Quais acessórios são necessários para fotografia odontológica?

Depois de adquirida a câmera fotográfica, objetiva e flash, são necessários outros acessórios para facilitar a fotografia odontológica.
1- Afastador labial adulto para fotografia em formato de C para fotos frontais. Existe aquele que tem em formato em V, mas é apenas para fotos laterais de relação de 1º molar para ortodontia.
2- Espelho oclusal metálico nº 5. e/ou nº4. Opcionalmente, pode ser adquirido também o espelho nº 2 para fotografia de hemi-arcada. Ou também o espelho nº 3 para fotografia lateral. 3- Espelho de Contraste Preto nº 7. Para fotos com fundo preto. O fundo pode ser fabricado em papel cartão no formato do espelho oclusal.
As referências são de produtos da marca Indusbello.

Minhas fotos estão com muita sombra. Tem como melhorar?

Geralmente isso acontece por ser uma câmera compacta e por não conseguir adaptar um flash circular. Você pode então colocar algumas camadas de fita veda rosca em cima do flash, pode ser também papel sulfite, micropor branco ou qualquer outro dispositivo que deixe a luz do flash difusa, desde que seja branco.

As minhas fotos estão saindo “estouradas”, muito claras, muito brancas, o que fazer?

Verifique se não está muito próximo da boca do paciente ou do objeto. Deve fazer a foto distante de 30 a 40cm. Diminua a potência do flash.

Qual o melhor ajuste para a minha reflex?

Para todas as reflex de qualquer marca ajustar a câmera para modo Manual, ISO 100 ou 200, abertura entre 25 e 29, velocidade entre 125 e 160. Considerando que estará utilizando flash TTL.

Qual a diferença entre iluminador e flash circular?

O iluminador é de luz continua, ou seja, quando você liga, ele fica o tempo inteiro aceso até você desligar. Já o flash circular dispara somente quando se dispara a máquina.

Meu equipamento analógico é compatível com digital? Posso comprar só o corpo digital?

Na maioria das vezes sim, se tiver contatos eletrônicos. Algumas vezes podem ocorrer erros devido a compatibilidade e talvez seja necessário atualizar o equipamento antigo. Sempre recomendo testar para não haver surpresas.

Qual é melhor, espelho de metal ou cristal?

Hoje em dia eu recomendo espelhos de Metal por serem mais fáceis de utilizar e fotografar. Esses espelhos de metal são curvos facilitando a pegada e desse modo não permite que os dedos apareçam. Bem como são mais finos sendo mais confortável para o paciente.
Caso prefira o de cristal eu indico instalar um cabo curvo para facilitar a tomada fotográfica.

Qual a diferença do zoom digital e zoom óptico?

Zoom óptico é chamado de zoom verdadeiro por que não perde qualidade. Dê sempre preferência ao zoom óptico. Já o zoom digital ocorre uma perda muito grande de qualidade. O zoom digital é o mesmo processo que se recortar e depois ampliar uma imagem que pode ser feito de uma melhor forma num programa de edição de imagem. Geralmente não recomendo usar o zoom digital por causa da perda de qualidade.

Onde posso comprar?

Dê uma olhada em Links que tem muitas lojas para se adquirir seu equipamento. Sempre é mais em conta trazer de fora do país.

Dessas máquinas, qual devo comprar, Hx300 ou Hx400v?

Não existe diferença significativa em qualidade de imagem que faça optar por uma ou outra. Nas mais avançadas e caras há algumas melhorias como o tamanho do visor e outros recursos sem importância para odontologia. Normalmente recomendo sempre a com melhor preço, depois tem opções mais subjetivas como beleza e status.
Caso queria adquirir posteriormente um filtro close-up será mais fácil ao se adquirir uma Hx 300 ou Hx400 já que vem um adaptador apropriado de tamanho 58mm.

Qual é a melhor, Nikon ou Canon?

Nos meus cursos eu costumo brincar e dizer que é semelhante quando me perguntam qual é o melhor time, Corinthians ou Palmeiras, Vasco ou Flamengo? De modo geral não existe uma diferença de qualidade entre uma marca e outra, o que existe é a afinidade com a marca. É claro que cada marca tem sua vantagem o que faz com que você dê preferência para uma ou outra, mas essas vantagens são subjetivas e não estão ligadas com a qualidade.

Não quero gastar muito, que câmera devo comprar até R$ 1mil?

Prefira equipamentos de marcas mais conhecidas. Veja primeiro quanto se dispõe a investir. Procure colegas próximos que já tem um equipamento e teste para ver sua intimidade com a máquina.
Pela larga experiência letiva na área de fotografia odontológica, constatei que entre as marcas de câmeras compactas, as da marca Sony são as mais fáceis de manusear por serem mais intuitivas, facilitando a fotografia odontológica. Os modelos que sugiro da Sony são série H (H10, H20, H50 ou HX1) são boas e bem práticas.
Caso seja exigente prefira os conjuntos Reflex, com câmera, objetiva e flash.

Qual é a câmera fotográfica digital ideal para odontologia?

Não existe uma só câmera ideal, o que existe é um equipamento ideal. Este equipamento seria então um kit reflex, uma câmera do tipo Reflex junto com os acessórios como uma lente 90, 100 ou 105mm macro e um flash circular. Estes acessórios não necessitam ser da mesma marca que o corpo da câmera, existem empresas como Sigma e Tamron que fabricam esse acessórios para diversas marcas. Os conjuntos básicos já são o suficiente para odontologia.

A minha câmera tem 3,2 ou 4,0 ou 5,0 ou 12 megapixels. É boa para fotografia odontológica?

Esta questão faz parte da pergunta anterior. Se entender que o megapixel é apenas uma unidade de medida, então em relação à qualidade tanto faz uma câmera ter 3,2 ou 4,0 ou 5,0 ou 12 megapixels.
Para julgar uma câmera ser boa para fotografia odontológica vai depender se ela tem principalmente função macro e alguns outros fatores.
Teoricamente todas as câmeras com função macro conseguem realizar fotografias odontológicas satisfatórias, depende da facilidade de se fazer fotos com ela, manuseio e com certeza o operador da câmera.

O que é megapíxel? Qual o mínimo ideal?

Megapixel é apenas uma unidade de medida utilizada para dimensionar uma fotografia digital, ou seja, determina o tamanho da fotografia digital. Megapixel corresponde a 1milhão de pixels. Não confundir megapixel com qualidade de imagem. A qualidade da fotografia está mais diretamente relacionada a técnica utilizada e principalmente a qualidade da objetiva.
O mínimo ideal seria de 3,2megapixel com essa resolução já da pra imprimir fotos em 10x15cm e 13x18cm com qualidade satisfatória.